sexta-feira, 30 de maio de 2014

Cálculo do Primming

Olá cervejeiros!

Tenho lido em alguns canais ou redes sociais dúvidas frequentes sobre o uso do primming na refermentação da cerveja. Nas minhas brassagens iniciais eu usava uma conta ensinada em um dos cursos de fabricação que fiz que era a seguinte: se eu fosse engarrafar 50 litros de cerveja, fervia 500ml de água com 500gr de açúcar refinado. Em muitas cervejas minhas usei esta proporção, mas sempre observava que as cervejas carbonatavam excessivamente.

Há alguns meses, um amigo meu sugeriu usar a proporção 4x1 (quatro partes de água para cada parte de açúcar) na equivalência de 8,0gr de açúcar para cada litro de cerveja a ser carbonatada. O quadro abaixo explica melhor essa proporção em um exemplo de 20 litros de cerveja engarrafada.


Notei que a espuma produzida reduziu sensivelmente, deixando a cerveja melhor carbonatada, mas sem perder a consistência.

Espero que tenha ajudado e caso aqueles que não conheciam esta proporção e forem experimentar, favor mandarem seus depoimentos.

Cheers!

Nenhum comentário:

Postar um comentário