quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

O Início

E tudo começou em 2009, quando a convite de alguns amigos, resolvi fazer o curso de Degustação de Cervejas Especiais no antigo e lendário bar Frei Tuck em BH. Curso este ministrado pelo mestre Rodrigo Lemos, que nos ensinou que beber cerveja é muito mais que matar a sede.

No inicio, minha namorada (hoje esposa) achou que era mais um pretexto para sairmos com os amigos; mas ela logo viu que aqueles ensinamentos não eram invenção de moda. Ela mesma começou a degustar e apreciar vários estilos de cerveja, principalmente as Lambics e as Porters. Por ela ter uma expertise culinária bem vasta, começamos a harmonizar vários tipos pratos com cervejas, muitas vezes no mesmo Frei Tuck ou em restaurantes que tinham uma carta de cervejas bem elaborada e um cardápio atraente.

Assim, comecei a me interessar ainda mais pelo assunto "Cervejas Especiais" e comecei a estudar, a degustar e a participar de encontros cervejeiros. Foi então que em 2011, fiz meu primeiro curso de Produção de Cerveja Artesanal. No início de 2012, fiz outro curso e montei minha pequena cervejaria, em um espaço gentilmente cedido na casa da minha sogra e montado cuidadosamente a seis mãos: além das minhas, as da Juliana (minha esposa) e as do Jorge (meu cunhado).

Ah, eu não posso deixar de comentar uma coisa que pode ser antagônica para muitos: a Juliana foi a pessoa que mais me incentivou, a que mais me incentiva e que alimenta a cada dia mais essa minha paixão pelo néctar – seja com cervejas para nós, copos para minha coleção, livros para os meus estudos e principalmente; me acompanhando nos eventos cervejeiros. Obrigado meu AMOR por ter tanta paciência comigo!

Mas já se foram alguns anos e muitas brassagens, algumas receitas sem sucesso e outras maravilhosas (modéstia a parte). Minhas tendências de brassagem e degustação caem sobre as Escolas Inglesa e Belga, mas nunca deixei de apreciar todos os estilos; respeitando todos os gostos, invenções cervejeiras e buscando novos sabores e aromas em alquimias divertidas.

Em suma, descobri na brassagem um hobbie fantástico onde você pode, ao mesmo tempo, trabalhar e se divertir com os seus amigos e familiares!


Mas uma coisa não posso deixar de dizer:


Se for dirigir, não beba.
E se for beber, me chame!


Sejam bem vindos e Cheers!